sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Afinal, O Que é "Bizu" ?

Bizu e utilizado com varios sentidos, tais como de conselho, definir algo(pessoas, objetos, situacões, etc) que é bom. E utilizada frequentemente por militares do Exercito Brasileiro.

Explicando: Bizu, seria um macete, uma forma prática de resolver algum problema, tipo:

-Vou te passar o bizu, ai é só ligar que funciona

Origem:Essa gíria seguramente teve sua origem nos quartéis militares. Os militares mais "antigos" sussurravam DICAS nos ouvidos dos recrutas (de acordo com as gírias deles recrutas são chamados de peixes) sobre como proceder para se dar bem lá dentro. Os comandantes observavam os atos mas, de longe, só podiam ouvir aquela onomatopéia características de cochicho, sussurros. "...bzbzbzu". Dando assim a origem ao termo Bizu.
Então estamos aqui pra dar BIZU pra todo mundo (h).
Abraços.

3 comentários:

  1. Não sabia, obrigado pela explicação.

    ResponderExcluir
  2. Pesquise mais.

    Na verdade vem de étienne bisous.

    Era a obra de matemática usada na Academia Real Militar.

    O 'macete' era 'passar o Bezú de cabo a rabo' para se sair bem na matéria.

    ResponderExcluir
  3. "a origem da expressão "BIZU". Quando A Família Real veio para o Brasil, trouxe, em sua comitiva, diversos professores de Coimbra. Esses docentes foram colocados na Real Academia Militar. As aulas de Matemática eram o terror dos alunos, até descobrirem que os mestres usavam, como base das aulas e provas, um livro de um autor francês chamado Etienne Bezout. Assim, corria pelos alunos a informação de que ter o livro do Bezout era fundamental para ter sucesso na matéria. Ter o Bezout era o diferencial e todos queriam o Bezout, que passava de mão em mão. Essa é a origem da expressão."

    Fiquei sabendo desta versão...

    ResponderExcluir